2020/12/24

Bug no chkdsk pode impedir Windows 10 de arrancar

Mesmo com o ano quase a terminar, a Microsoft conseguiu ainda assim acrescentar um novo bug ao Windows 10 que transforma uma ferramenta de resolver problemas, o chkdsk, em causadora de problemas.

O chkdsk é um utilitário de linha de comando que faz a verificação e correcção de potenciais problemas nos discos, mas com a actualização KB4592438 do Windows 10, torna-se no oposto. Quem executar o comando chkdsk /f pode estragar o sistema de ficheiros e impedir o seu computador de arrancar.

Sim, quase parece uma piada de 1 de Abril, não fosse o ano de 2020 não estar para brincadeiras, e o próximo Abril ainda estar a meses de distância... Mas a situação torna-se ainda mais caricata quando virem o que é necessário para a corrigir.

As probabilidades de alguém ainda recorrer ao chkdsk manualmente são reduzidas, mas no caso de se verem afectados por esta situação, terão que seguir o seguinte procedimento:
  1. O computador deverá arrancar para a Recovery Console após falhar o arranque algumas vezes
  2. Escolher Advanced options
  3. Escolher Command Prompt
  4. Na linha de comando, escrever: chkdsk /f
  5. Esperar que o processo de verificação termine (pode demorar algum tempo). De seguida escrever "exit"
  6. O computador já deverá arrancar. Se voltar à consola, escrever "exit" para continuar para o Windows 10

Sim, estão a ler bem. Existe um bug que faz com que correr o chkdsk /f possa impedir o arranque do Windows 10; e para corrigirem esse problema terão que correr o chkdsk /f! Esperemos que o ano de 2021 também seja bastante melhor para o Windows 10 do que este que está prestes a terminar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]