2020/12/22

Curve-One prepara sensor CMOS curvo de 20MP

Um startup francesa está a tentar revolucionar as câmaras digitais, criando um sensor CMOS curvo que evita a distorção e simplifica as objectivas.

Captar uma foto num smartphone ou câmara digital é algo que todos fazem sem pensarem na imensa tecnologia que está envolvida. Na sua base, estamos dependentes de um sensor que é capaz de medir com precisão a intensidade da luz recebida em milhões de pequenos sectores, e que vão constituir os pixeis que vemos como imagem final. No entanto, antes de aí chegarmos temos um problema de física: é preciso focar a luz de forma a que a imagem seja correctamente projectada no sensor, e é aí onde os problemas começam.

A questão começa desde logo pelo facto de não termos lentes "planas", o que faz com que projectar uma imagem correctamente focada oriunda de lentes hemisféricas num plano completamente plano seja uma dor de cabeça. Uma dor de cabeça que obriga a elementos ópticos adicionais para minimizar as distorções que se tornam mais aparentes à medida que nos vamos aproximando das bordas da imagem.

A Curve-One é uma startup francesa que quer resolver isso, usando um sensor de 20MP com superfície curva, que permite evitar muitos desses elementos adicionais, já que a superfície do sensor ficará à distância correcta da objectiva simplificada.

No passado já vários projectos tentaram esta abordagem (até agora sem que tivesse pegado), mas a Curve-One diz que está pronta para fazer com que o seu sensor passe à fase de produção em volume e comercialização.

Numa primeira fase é de esperar que este sensor (seguramente dispendioso) terá adopção em sectores muito específicos; mas quem sabe, talvez as suas vantagens venham a convencer os fabricantes de sensores para smartphones, já que também aqui a redução da espessura das objectivas seria um factor de enorme interesse para os fabricantes de smartphones e consumidores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)