2020/12/12

Cydia processa Apple por monopólio da App Store

Há um novo processo contra o monopólio da App Store da Apple, chegando da app store que surgiu antes da própria App Store oficial: a Cydia.

Até custa imaginar que o iPhone foi lançado apenas com uma série de apps pré-instaladas, e sem possibilidade de se adicionarem novas apps. Algo que não demorou muito a ser resolvido pela comunidade de apps, inicialmente através de ferramentas como o installer.app, e depois com a Cydia, que se tornou na App Store mais popular entre a comunidade "jailbreak". Isto antes da Apple finalmente anunciar o lançamento da App Store oficial, e fazer das apps o fenómeno que veio a dar origem à frase "there's an app for that".

Mesmo depois da App Store oficial, a Cydia continuou a ser um ponto importante onde iam sendo lançadas diversas inovações que a Apple nunca aprovaria na App Store - mas com muitas das boas ideias a acabarem por ser adoptadas pela Apple.

Agora, também o criador desta histórica app store não oficial se junta à lista de processos que acusam a Apple de exercer abuso de poder no acesso ao iOS, ao obrigar que todas as apps tenham obrigatoriamente que ser disponibilizadas via App Store, com todas as condições e regras que isso representa, como as comissões exigidas pela Apple e impedimento de usar métodos de pagamento alternativos que permitissem escapar a essas comissões (a não ser para alguns poucos parceiros seleccionados que têm direito a excepções).

Veremos em que é que irá resultar tudo isto, mas parece-me cada vez mais inevitável que a Apple acabe por ser forçada a fazer algo ao estilo do Android: uma opção que permita instalar apps por fora da App Store. É que, basta pegar no Android como exemplo: mesmo tendo essa opção disponível, a esmagadora maioria das pessoas continua a não arriscar instalar nada que não seja através da Play Store por causa dos eventuais riscos de segurança; e o mesmo aconteceria seguramente com a Apple e a App Store.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)