2020/12/04

Google Assistant já pode ler mensagens de outras apps

A Google resolveu uma das mais frustrantes limitações do Google Assistant, que agora pode ler e responder a mensagens de outras apps para além do Messages da Google.

Há muito que o Google Messenger pode ler e responder por voz a mensagens no Messages; mas quem usar outra apps, como o WhatsApp, Slack, Telegram, Discord, ou outras, teria que se remeter ao tratamento silencioso. Um pedido de "Hey Google, read my messages" apenas iria ler os SMS recebidos, ignorando todas as mensagens das outras apps.

Mas agora não. O Google Assistant já aprendeu a ler as mensagens recebidas por outras apps, tratando-as de forma idêntico às Messages oficiais; e como tal, também permitindo que se envie uma resposta por voz. Situação que torna muito mais agradável a utilização de outros serviços de mensagens enquanto se conduz, ou se está numa situação onde não seja conveniente usar as mãos ou os olhos.

O sistema ainda não é perfeito, pois no caso de se tratar de uma mensagem áudio, ou com imagens, o Google Assistant não irá apresentar essas mensagens, nem tão pouco permitir que se responda com uma resposta áudio. Mas, imagino que isso seja algo que eventualmente venha a ser feito numa futura actualização.


P.S. Enquanto isso, no campo do iOS, o Telegram beta implementou o Announce Messages with Siri, que também permite ouvir e responder a mensagens directamente a partir de AirPods e outros headphones e auriculares suportados, sem que se tenha sequer que pegar ou desbloquear o iPhone ou iPad.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)