2020/12/25

Roubo de cabos de carregamento dos Tesla Model 3 aumenta na Europa

Os amigos do alheio estão a adaptar-se rapidamente à transição para os carros eléctricos, e a descobrirem que o roubo dos cabos de carregamento é bastante lucrativo.

Está a haver um aumento do número de roubos de cabos de carregamento de carros eléctricos na Europa, e suspeita-se que isso possa estar relacionado com uma "funcionalidade" que a Tesla implementou nos Model 3, e que inadvertidamente facilita a vida aos ladrões. Os cabos de carregamento dos carros eléctricos são um acessório bastante dispendioso, que pode custar entre 300 e 500 euros; e o facto de estarem expostos enquanto os veículos estão a carregar torna-os um alvo apetecível.

Os fabricantes estão conscientes disso, e por isso todos eles contam com sistemas de bloqueio que visam impedir que algum estranho desligue o cabo ou o remova enquanto o carro está a ser recarregado. Tentar arrancar à força um cabo enquanto está bloqueado pode danificar o cabo ou a ficha do automóvel ou posto de carregamento; mas o facto do alvo deste surto de roubos ser o Tesla Model 3 faz pensar que poderá haver algo por trás desta história.

O Model 3 teve relatos de alguns problemas durante os carregamentos em tempo frio, com a ficha a ficar presa no automóvel; situação que a Tesla disse ter resolvido através de uma actualização de software. Embora não tenha sido detalhado o que foi feito, suspeita-se que a Tesla tenha optado por ligar e desligar a tranca da ficha enquanto o carro está a ser recarregado em temperaturas baixas, para evitar que o pino fique congelado - mas, em resultado disso, alguns utilizadores queixam-se que o resultado é o cabo ficar destrancado, o que explicaria porque motivo os ladrões estão a dar preferência aos cabos dos Tesla Model 3.

Esperemos que, se for este o caso, a Tesla possa lançar nova actualização que garanta que os cabos permanecem trancados, mesmo com o processo de anti-congelamento activo.

3 comentários:

  1. Quando se tenta remover o cabo o carro não liga o alarme nem avisa o proprietário desse facto?
    Podia ao menos filmar!
    Um veículo tão inteligente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a Tesla tem esse serviço: Sentry Mode.

      https://www.tesla.com/pt_PT/blog/sentry-mode-guarding-your-tesla

      Eliminar
  2. Hahahahaha tanta tecnologia num "smart car".... Mais vale ter um carro a petróleo 😂😂😂

    ResponderEliminar