2020/12/07

SpaceX celebra 100º lançamento do Falcon 9

A SpaceX atinge novo marco, com o 100º lançamento de um Falcon 9, para mais uma missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional.

O Falcon 9 que foi lançado nesta missão está a voar pela quarta vez, mas o marco mais importante é que se trata do 100º lançamento bem sucedido de um Falcon 9, que também aterrou devidamente para poder ser reutilizado mais uma vez.

Este lançamento marcou também a estreia de uma nova variante da cápsula Dragon de transporte de carga, que aproveitou desenvolvimentos feitos para a cápsula Dragon de transporte de astronautas mas que dispensa algumas das medidas de segurança adicionais, como os foguetes de emergência Super Draco que têm por objectivo afastar rapidamente a cápsula em segurança no caso de qualquer anomalia durante o lançamento. Esta nova versão da cápsula poderá ser reutilizada até 5 vezes, face às 3 vezes da cápsula anterior.



Destes 100 lançamentos, 68 tiveram a aterragem dos foguetes bem sucedida, e 43 foram feitos com Falcon 9's reutilizados. Veremos que tal as estatísticas serão por altura do 200º lançamento - que a este ritmo (incluindo os lançamentos regulares Starlink), deverá ser feito antes do final do próximo ano.

2 comentários: