2021/01/08

DDoSecrets é o sucessor do WikiLeaks e tem terabytes de dados para revelar

Muitas grandes empresas têm novas dores de cabeça para enfrentar, com um novo site DDoSecrets que está a disponibilizar terabytes de informação confidencial.

O site DDoSecrets disponibilizou 1 TB de dados de cinco grandes empresas (incluindo farmacêuticas, finanças, petrolíferas, etc.) com milhares de emails, documentos, e fotos; e tendo mais terabytes de dados que não revelou mas está disposto a partilhar com jornalistas e investigadores.

O site é o sucessor espiritual do WikiLeaks, e embora se tratem de dados confidenciais, faz questão de referir que se tratam de dados que foram apanhados em ataques de ransomware e que já foram disponibilizados publicamente pelos respectivos atacantes - pelo que, na prática, não estão a divulgar nada que não esteja já disponível publicamente para quem se der ao trabalho de os procurar. E, mesmo sendo dados privados, a questão é que podem revelar informação que deva ser revelada publicamente, ao estilo do que já aconteceu no passado em casos como o do WikiLeaks, Panama Papers, e outros - expondo crimes ou outras violações feitos por governos ou empresas.

Esta acaba por ser consequência directa do impacto indirecto dos ataques de ransomware. Não só as empresas têm que lidar com o prejuízo directo de ficarem impedidas de funcionarem normalmente (e arriscando-se a ter que pagar o resgate para recuperaram os seus sistemas), como também têm que ter em consideração que os atacantes poderão ter roubados dados confidenciais que venham a revelar actividades "incómodas" - potencialmente ilegais - que as irão assombrar caso venham a ser expostas pelos hackers e cheguem a sites como este DDoSecrets.

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]