2021/01/21

Google Messages pode deixar de funcionar em smartphones não certificados em Abril

Segundo referências encontradas no Android, o Google Messages vai deixar de funcionar em smartphones não certificados a 1 de Abril.

Poderia parecer mentira mas, de momento, tudo indica que são esses os planos da Google, preparando-se para impedir o funcionamento do Messages, que faz a gestão dos SMS e RCS nos Android.

<string name="ip_compliance_warning_message"> On March 31, Messages will stop working on uncertified devices, including this one. </string>

O Google Messages é a app utilizada por milhões de utilizadores para lidar com os SMS nos seus Android, e é também uma das poucas apps da Google que funciona em smartphone Android sem serviços da Google instalados, pelo que pode ser usada até nos smartphones Huawei sem os serviços Google. No entanto, isso deixará de acontecer em Abril, passando a ser um requisito que o smartphone tenha os serviços Google devidamente certificados.

A medida poderá estar relacionada com os planos da Google em implementar mensagens RCS com encriptação end-to-end, e não querer arriscar que essa encriptação possa estar comprometida num smartphone não-certificado. De qualquer forma, seria bastante mais útil e prática que se limitasse a apresentar um aviso a alertar para esse facto, de que naquele smartphone não seria possível assegurar a total segurança das mensagens encriptadas ou, em último caso, até desactivar essa funcionalidade, mas continuar a permitir o uso das SMS e mensagens RCS convencionais.

Desta forma, é apenas mais uma app que acaba por fazer que as pessoas se mudem para o Signal, que também pode enviar e receber SMS nos Android.

6 comentários:

  1. No meu Huawei a app não funciona em condições, volta e meia fica sem mostrar os contactos

    ResponderEliminar
  2. No meu Huawei nem sequer uso a app da Google.... Uso a app de origem da Huawei

    ResponderEliminar
  3. Por falar em Google Messages e RCS, como está agora o funcionamento do chat em Portugal? Tentei ativar o chat no ano passado tanto no meu telemóvel como de familiares e acabei por desistir e voltar atrás porque muitas das mensagens não eram enviadas ou chegavam com vários minutos de atraso, tive de voltar os SMS comuns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Funciona bem, nas operadoras todas tanto quando consigo perceber. Conseguimos perceber pela côr do balão se a mensagem foi o RCS ou se só "encontrou caminho até ao telemóvel" por SMS/MMS, que é a grande vantagem. Se alguém tiver os dados móveis desligados e sem wifi, recebe na mesma.

      Eliminar
    2. não é a experiencia que tenho. o meu filho está deslocado na universidade e nem sempre tem os dados ativos ou com wifi e os sms não saiam nem eu os recebia, tive de desligar o RCS para resolver

      Eliminar
  4. A expressão que define a Google e os seus produtos: "mais um tiro no pé"

    ResponderEliminar