2021/01/16

Tesla lança inversor para painéis solares

Tendo já os painéis e telhas solares, e as baterias Powerwall, a Tesla completa o conjunto com o lançamento dos seus próprios inversores.

Os inversores são o componente responsável por converter a electricidade DC variável produzida pelos painéis solares em electricidade AC regulada que possa ser injectada na rede eléctrica e utilizada. Até ao momento a Tesla usava inversores de outras empresas, como a Delta e SolarEdge, mas a partir de agora, para novas instalações de telhados solares, passará a usar o seu próprio inversor.

Por agora a Tesla anuncia duas variantes do seu inversor, de 3.8 kW e 7.6 kW, com eficiência de conversão de 97.5%, conectividade WiFi / Ethernet / Celular, e capacidade para monitorizarem diferentes grupos de painéis separadamente (2 grupos no modelo menos potência, 4 grupos no de 7.6 kW) - permitindo diferenciar entre painéis em diferentes lados do telhado, por exemplo. Conta também com actualizações remotas directamente da Tesla, e integração directa com as apps da Tesla para fácil monitorização e controlo.

Em termos de eficiência este inversor fica atrás do de outras marcas, algumas das quais anunciam eficiências de 99%, mas a Tesla diz que utiliza tecnologia que já é utilizada nas Powerwall 2, e dá uma garantia de 12.5 anos (um período de garantia estranho, mas talvez seja para não arriscar a sorte ao dizer que dava 13 anos de garantia).

1 comentário: