2021/02/07

A segunda vida das baterias dos Nissans eléctricos

A utilidade das baterias usadas nos automóveis eléctricos não termina quando deixam de ser adequadas para esse fim, podendo ser reutilizadas noutras aplicações e sendo essa uma das grandes apostas da Nissan para os seus veículos.

Conceber, desenvolver e construir um automóvel eléctrico tem tudo a ver com sustentabilidade. Afinal, ao longo da sua vida útil, os automóveis eléctricos são muito mais ecológicos do que os automóveis tradicionais. No entanto, quando os engenheiros da Nissan começaram a conceber a primeira geração do LEAF 100% eléctrico, tinham já um objectivo crucial: desenvolver automóveis eléctricos tinha de ir muito para além do desempenho do automóvel. Esta nova tecnologia tinha de se tornar uma parte integral de como o nosso mundo funciona.

Actualmente, isto significa inovações como o projecto Blue Switch da Nissan, que transforma automóveis eléctricos em fontes de alimentação eléctrica de emergência limpas, silenciosas e móveis, na sequência de catástrofes naturais. Só possível porque, há mais de uma década, a equipa da Nissan já trabalhava em como uma das peças mais essenciais de um automóvel eléctrico, a sua bateria, poderia desempenhar um papel muito para além da vida útil do próprio automóvel.

Foi por isso que, logo alguns meses antes de o primeiro LEAF surgir no mercado em Dezembro de 2010, a Nissan estabeleceu uma parceria com a Sumitomo Corp. para criar a 4R Energy Corp. O objectivo: desenvolver a tecnologia e a infraestrutura para reformular, reciclar, revender e reutilizar as baterias dos automóveis eléctricos Nissan, não pelo valor residual, mas para fornecerem energia a outras coisas.

Foi necessário bastante tempo para a 4R Energy desenvolver as tecnologias e os conceitos certos. Depois, mais uma vez, foi necessário muito tempo, visto que os automóveis eléctricos como o LEAF e respectivas baterias são extremamente resistentes. Agora que algumas das baterias do LEAF atingiram realmente o final da sua vida útil num automóvel, a 4R está pronta para as processar. O resultado: as baterias obtêm instantaneamente um valor extra para além do que habitualmente seria expectável que proporcionassem durante a sua vida útil normal.
Quando uma bateria usada de um automóvel eléctrico chega à fábrica da 4R, é avaliada. Por vezes, os componentes da bateria estão como novos, obtendo uma classificação “A”, e podem ser reutilizados em novas unidades de bateria de alto desempenho para um novo automóvel eléctrico.

Com uma classificação “B”, as baterias estão suficientemente capazes de ser utilizadas em maquinaria industrial, como empilhadores e para armazenamento de energia estacionário em grande escala. Instaladas, por exemplo, numa habitação ou em instalações comerciais, podem capturar a electricidade excedente gerada durante o dia por painéis solares e posteriormente, fornecer energia ao edifício durante a noite.

Até mesmo os componentes de uma bateria que obtém a classificação “C” podem ainda ser utilizados, por exemplo, em unidades que fornecem energia auxiliar quando ocorrem falhas da rede eléctrica, eventualmente em supermercados que têm de manter os frigoríficos e as luzes a funcionar mesmo durante um corte de energia. Os engenheiros da 4R Energy estimam que as baterias recuperadas têm uma vida útil de cerca de 10 a 15 anos, prolongando drasticamente a utilidade das baterias dos automóveis eléctricos e reduzindo a sua pegada de carbono global.


Existe um outro argumento igualmente importante para a reciclagem das baterias: a maioria dos automóveis eléctricos continua a ter um preço de produção e de compra mais elevado do que os automóveis tradicionais com motores de combustão interna. Obviamente, isso é mais do que compensado pela vantagem da vida útil dos automóveis eléctricos, visto que os proprietários podem, por norma, esperar custos de manutenção inferiores e custos de “abastecimento” muito mais baixos. No entanto, com a tecnologia da Nissan e da 4R, os proprietários de automóveis eléctricos podem considerar que a bateria dos seus automóveis usados pode ser um recurso significativo.

Ao criar procura por baterias que atingiram o final da sua vida útil, a 4R ajuda a diminuir ainda mais o custo total de propriedade dos automóveis eléctricos. Os proprietários não têm de vender o seu automóvel usado apenas como sucata, podem obter um valor muito mais elevado pela bateria, o que resulta num óptimo retorno em fim de vida do respectivo investimento.

A 4R Energy continua a encontrar novas formas de reformular, reciclar, revender e reutilizar as baterias dos automóveis eléctricos. Em Yumeshima, uma ilha artificial na parte ocidental de Osaka, no Japão, uma central solar está a utilizar 16 baterias de iões de lítio de automóveis eléctricos para fazer face às flutuações de produção de energia.

A ilha artificial de Yumeshima na parte ocidental de Osaka, no Japão, é agora o lar do primeiro sistema de armazenamento de energia em larga escala do mundo, um projecto que também coloca em destaque o potencial da reutilização de baterias dos automóveis eléctricos.
E em Koshikishima, uma ilha na costa sudoeste do Japão, a 4R Energy criou um inovador sistema de gestão de baterias que faz com que seja possível alimentar com energia eólica e solar a rede de carregamento que dá apoio a uma frota de automóveis totalmente eléctricos. É o primeiro do género e é um importante contributo para o objectivo dos 5.000 residentes de tornarem Koshikishima numa “ilha ecológica” com zero emissões de CO2.

A empresa está também a desenvolver sistemas de baterias que ajudam a integrar a energia solar, o armazenamento local de baterias e a electricidade dos automóveis eléctricos, e podem ser utilizados como fontes de alimentação eléctrica de emergência em habitações. Outro caso de utilização são as baterias para os veículos autónomos que se estão a tornar cada vez mais importantes nas fábricas e armazéns actuais.

Sempre um passo à frente, a 4R Energy está agora a preparar tudo para proporcionar o mesmo apoio “4R” – reciclar, reformular, reutilizar, revender – à próxima geração de automóveis eléctricos da Nissan, que começa com o novo Nissan Ariya. A Nissan está a planear lançar uma gama completa de novos modelos de automóveis totalmente eléctricos. A investigação e o desenvolvimento por parte da 4R, que esteve 10 anos em fase de preparação, está finalmente a dar frutos, para o bem dos proprietários de automóveis eléctricos e do planeta.


[Publicado originalmente no Pela Estrada Fora]

1 comentário:

  1. Já tinha isso na cabeça de quando a do meu chegar a um certo ponto, faço uma powerwall daquilo.

    ResponderEliminar