2021/02/24

Agendamento de SMS chega ao Android

Depois de várias fases de testes, a Google anuncia o lançamento oficial do agendamento de SMS nos Android usando o Messages.

O Messages é o programa de SMS / RCS oficial da Google para o Android, e que agora passa a disponibilizar a simpática capacidade para agendar o envio de SMS. É certo que os SMS são, por si só, um método de comunicação em que está implícito que a outra pessoa só responda quando vir a mensagem (ou quando muito bem endender), mas haverá muitas situações em que possa ser conveniente não enviar uma mensagem a horas que possam ser consideradas "impróprias" - como enviar um SMS relacionado com trabalho a altas horas da noite. Assim, em vez de nos arriscarmos a que tal fique esquecido, podemos desde logo agendar para que o SMS seja enviado no dia seguinte a uma hora mais adequada.
Para o fazemos, bastará manter pressionado por algum tempo o botão do envio de mensagem, que deverá dar acesso à opção de envio de mensagens agendadas, bastando depois escolher entre os horários sugeridos para "mais tarde", ou escolher especificamente a data e hora que se deseja.

Será também uma excelente forma de garantir que não nos esquecemos de enviar um SMS de aniversário a alguém, podendo ficar agendado de forma antecipada, ou ser usado para enviar "lembretes" de forma automática - por exemplo, a pessoas a quem tenham emprestado algo, relembrando que não se esqueçam de a devolver.


3 comentários:

  1. Finalmente! Sempre me questionei do porquê de uma funcionalidade tão básica e útil não estar disponível.

    ResponderEliminar
  2. Há muitos anos que já era possível enviar SMS diferidos no tempo, entre outras funcionalidades, usando no próprio SMS: *DIF (nº de horas)#(mensagem escrita, sem caracteres especiais, nem acentos)
    Mas assim fica mais fácil!

    Refs:
    NOS(desde o tempo da Optimus): https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/telemovel/Pages/Servico-mensagens.aspx
    Vodafone (desde o tempo da Telecel): https://www.vodafone.pt/ajuda/artigos/chamadas-mensagens/sms-mms/posso-enviar-mensagens-com-entrega-futura.html
    Na Meo é o mesmo...

    ResponderEliminar