2021/02/27

Alto - pequeno robot com AI da Google

A Google disponibilizou um projecto open source para criar um pequeno robot com AI capaz de aprender a reconhecer objectos.

O Alto é um divertido projecto para criação de um mini robot que recorre um a Raspberry Pi Zero e um Coral USB Accelerator para demonstrar de forma prática o poder do machine learning.
Na sua versão base, o Alto pode ser ensinado a reconhecer duas classes de objectos, bastando para isso colocar-lhe um objecto à sua frente e carregando num dos dois botões, com o braço desse lado a elevar-se à medida que vai aprendendo, com o processo a estar concluído quando fica na horizontal. É possível reforçar a aprendizagem de cada classe com mais objectos ou diversas posições; e depois basta colocar um objecto à sua frente para que ele possa indicar se pertence a uma classe ou outra, usando os seus pequenos braços.

Por exemplo, podemos ensiná-lo a reconhecer maçãs com o braço direito, e bananas com o braço esquerdo; mas nada impedindo que se ensine a detectar objectos vermelhos de um dos lados, e de outra cor do outro lado. Tudo vai depender dos exemplos que lhe são dados.

... Teria sido simpático se também fosse disponibilizada uma versão que corresse inteiramente no RPI Zero, dispensando o acelerador Coral.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)