2021/02/26

Android poupa bateria com novo sleep tracking

A Google passa a disponibilizar uma nova Sleep API que permite às apps saberem quando os utilizadores estarão a dormir, e poupar bateria no processo.

Há muito que o Android conta com um sistema de reconhecimento de actividades, que utiliza os diversos sensores disponíveis para informar as apps sobre aquilo que o utilizador poderá estar a fazer (sentado, a caminhar, a correr, a andar de carro, etc.) Mas agora a Google reforça essas capacidades com um sistema dedicado exclusivamente ao sono.

A nova Sleep API visa facilitar o tracking de sono pelas apps, permitindo que estas obtenham a informação directamente do sistema em vez de terem que implementar, elas próprias, sistemas que estejam a analisar os sensores de forma quase contínua - assim evitando consumos de energia desnecessários. Com esta API as apps podem saber um grau de probabilidade do utilizador estar a dormir, reportado a cada 10 minutos, e também informação sobre um período considerado de "dormir", após ser detectado que um utilizador acordou.

Com estes dados - que só estarão acessíveis com a permissão dos utilizadores - as apps poderão determinar os padrões de actividade dos utilizadores e ajustar-se em conformidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)