2021/02/11

Facebook prepara cópia do Clubhouse

Sem qualquer surpresa, o Facebook já está a criar a sua cópia da mais recente app viral, a app de chat áudio Clubhouse.

O Clubhouse pode contar ainda com poucos milhões de utilizadores, mas o ritmo a que tem estado a conquistá-los parece estar a preocupar o Facebook. Esta app funciona como uma chatroom, mas onde em vez de se falar com mensagens escritas, tudo é feito em formato áudio e em tempo real. As pessoas podem entrar em "salas" onde falam determinadas pessoas ou sobre determinados tópicos, funcionando como um "clube" onde iriam para ouvir alguém falar e, por vezes, participar.

A app tem ganho popularidade adicional por estar a ser utilizada por algumas personalidades, como Elon Musk, que fazem com que as salas onde estão rapidamente atinjam o limite de audiência (5 mil pessoas), levando a que sejam criadas salas adicionais onde outras pessoas se limitam a redistribuir aquilo que está a ser ouvido na sala principal. Não se pode dizer que seja uma ideia revolucionária (outros serviços já permitem salas áudio há muito, como o Discord), mas por algum motivo este Clubhouse parece ter conseguido acertar na fórmula de sucesso que o fez destacar-se de todos os demais - e isto apesar de ainda estar acessível apenas via convite por quem já tem acesso, e por agora contando apenas com app para iOS.

Seja como for, o Facebook, que nos últimos anos se tem dedicado a copiar tudo o que os outros fazem, muitas vezes sem grande sucesso, mas outras vezes resultando (como as stories), também já está a copiar esta funcionalidade de salas de áudio para grande número de participantes. A grande incógnita é saber se será mais uma das cópias que tem sucesso e se arrisca a superar o serviço que lhe serviu de inspiração, ou se será mais um das coisas que passará despercebida e / ou sem cativar os utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)