2021/02/21

Preço da electricidade no Texas aumenta 300x

Nos EUA vive-se uma vaga de frio sem precedentes que fez o Texas congelar, e a par da falta de energia, muitos texanos estão a ser confrontados com contas exorbitantes de electricidade, que nalguns casos pode ascender a mais de 600 dólares por dia.

Com muitas regiões a terem ficado sem energia durante vários dias, com os produtores e a rede de distribuição a não terem sido capaz de enfrentar as temperaturas resultantes de uma vaga de ar frio vindo do ártico, acompanhada por várias tempestades de neve, e entidade reguladora emitiu uma directiva a aumentar o preço da electricidade para os $9/kWh - cerca de 300 vezes o preço habitual. Em resultado disso, muitas pessoas que habitualmente pagavam cerca de 2 dólares por dia de electricidade estão a ser confrontadas com contas de mais de 600 dólares por dia, numa situação que, segundo alguns dos fornecedores de energia, está a ser prolongada desnecessariamente, pois a directiva está a manter o preço elevado mesmo numa altura em que a rede já estaria a operar dentro dos parâmetros habituais de normalidade.

É um triste cenário que nos relembra as vantagens de se apoiar uma rede eléctrica distribuída, onde cada edifício ou residência possa contar com sistemas de geração e acumulação de energia (como painéis solares e baterias), que permitissem uma maior independência da rede. E aquelas pessoas que disserem que isso fica "caro", seguramente irão repensar a noção de caro quando lhes virem ser debitada uma conta de electricidade de muitos milhares de dólares no final do mês.

Veremos como irão reagir todos aqueles que continuam a negar as alterações climáticas, quando essas alterações lhes forem directamente ao bolso com contas exorbitantes de electricidade para pagar.

21 comentários:

  1. Sr Martins,

    Tendo em conta que o Sr. demonstra ter conhecimento sobre inúmeras áreas, gostaria que me explicasse então o que são as alterações climáticas. Durante anos a fio ouvimos falar em aquecimento global. Ora, o que passa no Texas é um forte arrefecimento local. Afinal de contas, as alterações climáticas implicam mais calor ou mais frio?
    Isto já parece um "pensamento duplo".

    Adicionalmente, gostaria que me mostrasse dados concretos sobre as ditas alterações climáticas sobre a economia ou sobre a segurança das pessoas.

    Atenciosamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Alterações climáticas" normalmente não indica que o clima apenas poderá aquecer em todo o lado, significa que começam a existir mais alterações bruscas, mesmo em Portugal a tendência dos últimos anos é para que chova menos, chove menos vezes as quando chove é com mais intensidade, no entanto, o valor acumulado anual é cada vez menor. A biodiversidade do planeta não está adaptada para alterações climáticas rápidas e extremas, esse é o real perigo.
      Poderá encontrar por toda a internet fontes de dados credíveis que demonstram uma tendência clara de aumento da temperatura média global.

      Eliminar
    2. Um dos fenómenos do Aquecimento Global é aumentar a ocorrência de fenómenos climáticos extremos.
      Os registos não mentem .... isto não é uma coisa de opinião.
      97% da comunidade cientifica está de acordo.
      Isto são números semelhantes aos de em 1960 a comunidade médica dizer que os cigarros provocam cancro.
      Há sempre pessoas a defenderem os interesses do seu bolso.
      Assim vai passar a haver mais ondas de calor, enxurradas, tempestades glaciais, furações, ...

      ...trolls ... sendo que um deles, o Ted Cruz, disse que só iria acreditar no Aquecimento Global quando o Texas gelasse (o estado onde é senador)... pois bem, o estado congelou e ele fugiu para Cancun, onde estavam temperaturas mais amenas.

      ... o pior cego é aquele q não quer ver...

      Eliminar
    3. este é mais um que acha que deserto é so com areia. hahahahah

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Caro Sr Martins,

    Tenho um vizinho que tem uma laranjeira que dá laranjas todos os anos. Ele diz que só lhe dá terra e água e que saem laranjas. Mas alguém acre3dita nisto? Talvez o Sr, que é tão entendido em temas científicos, me saiba explicar de onde vêm as laranjas. Mas sem me vir cá com teorias e coisas microscópicas que, se não vejo, não acredito.

    Posso dar muitos exemplos (ou dois) de como nos tentam enganar - e como, infelizmente, conseguem:
    - Ao contrário daquilo em que toda a gente parece querer acreditar, vivi ao lado de uma cimenteira a vida toda, sempre fumei o que me apeteceu e, tirando uma coceira no peito cada vez que caminho mais depressa, estou rijo que nem um pêro - dos do supermercado, que nos do meu vizinho não acredito;
    - Durante anos comi tudo o que queria, até coisas fora de prazo (que isso é só uma táctica para comprarmos mais). Aliás, estou até a pensar deixar de comer para poupar e para ver se me passa esta disenteria crónica - a prova de que pode funcionar é que não como nada ontem ao jantar e aqui estou eu ainda, vivinho da Silva, a escrever na internet e tudo. Só me está a chatear é esta tosse.

    Dizem que a teoria de que aquecimento global registado nas últimas décadas é causado por acção humana reúne mais consenso científico do que a teoria da evolução. Mas, se são assim tantos, como é que eu nunca conheci nenhum? Mais, se vimos do macaco, onde é que estão as espécies intermédias?

    Assim sendo, Sr Martins, animo-o a que, da próxima vez que lhe apetecer escrever sobre temas "científicos", esqueça lá isso das fontes "credíveis". Não vá procurar fundamentação, não se rale. Não vale a pena. Como dizia um concorrente de um reality show líder de audiências, certificado por milhares de milhões de portugueses, "Porque é que um médico há-de saber mais do que eu? Só porque estudou?!"

    Escreva, então, o que lhe apetecer. E eu terei a "liberdade" de concordar, ou não.

    Sinceramente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da teoria "Se não aconteceu comigo é porque não é verdade!"

      Eliminar
    2. Tanto paleio e nada que se aproveite.

      Eliminar
    3. Reality show é a fonte do indivíduo

      Eliminar
    4. "Estou rijo que nem um pêro". Mas parece que o cérebro não funciona muito bem. Já que afirma "se não vejo, não acredito". Já eu, a única coisa que "se não vejo, não acredito" são as atitudes. E bem lá dizia Alberto Caeiro (heterónimo criado por Fernando Pessoa): "Não sei o que é conhecer-me. Não vejo para dentro. Não acredito que eu exista por detrás de mim."

      Eliminar
    5. Pelo menos está visível que nem de laranjeiras percebe

      Eliminar
  4. A insustentabilidade da sustentabilidade!
    As eólicas com acumulo de gelo nas pás deixaram de funcionar, e os painéis fotovoltaicos idem devido à camada de gelo.
    Estas alterações climáticas são antropogenicas como defemdem alguns com unhas e dentes?
    Dogmas inquestionaveis são os da Fé. Tudo o resto é questionavel, senão a ciência deixa de ser ciência e passa a ser lei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As centrais de carvão e de gás natural (que são quem fornece a maioria da energia do Texas) também falharam.

      Eliminar
    2. É por isso que as estações científicas na Antárctida usam energia eólica para se manterem a funcionar.... porque lá não faz muito frio e assim não há perigo de as pás congelarem.

      Eliminar
    3. "As temperaturas médias em sua região central ficam entre -30°C e -65°C"

      Eliminar
  5. e...enfrentamos uma procura enorme global de transplantes cerebrais!

    ResponderEliminar
  6. Só não percebo porquê que vêm para este site discutir e pôr em causa a opinião do autor, se acham que têm argumentos para discutir um assunto tão importante facam-no noutros sítios em vez de vir para aqui espalhar ignorância, podem sempre dirigir cartas ao pm ao pr etc mas, identifiquem-se!

    ResponderEliminar
  7. Facebook continua a ser a fonte mais credível de muitos leitores... 1+1=2? Posso concordar ou não....🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️

    ResponderEliminar
  8. 99% de certeza que a malta que não acredita nas alterações climáticas vota Chega, e 84% de certeza que são adeptos do benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente. Aliás há um estudo científico que comprova que a extinção dos dinossauros é culpa do Benfica.

      Eliminar