2021/02/10

Qualcomm anuncia modem 5G X65 de 10Gbps

Com o 5G a ainda ser uma miragem por cá, a Qualcomm anuncia a 4ª geração dos seus modems 5G, com o X65 a ser o primeiro a atingir os 10Gbps.

O novo modem 5G X65 (e X62 mais económico) suporta uma arquitectura actualizável por software, para se acomodar a novas funcionalidades que possam vir a ser adicionadas no futuro, e suporta todas as frequências de funcionamento do 5G, incluindo as frequências mmWave e a nova banda n259 nos 41GHz. Para evitar novos casos do "you're holding it wrong", o sistema conta com uma antena assistida por AI capaz de detectar o posicionamento da mão do utilizador a segurar no smartphone, para optimizar a transmissão e recepção, melhorando o desempenho e reduzindo o consumo de energia.
Mas, o principal ponto de destaque deste modem é o chamariz de ser o priomeiro a poder agrupar canais num total de 1000 MHz de largura de banda, dando-lhe a capacidade para atingir transferências de 10Gbps(!) - incrível, mesmo tendo em consideração que provavelmente nunca veremos estas velocidades no mundo real durante vários anos. Já o X62, ficar-se-á por um máximo de 4.6 Gbps.

Esperemos que, com o 5G a evoluir a este ritmo, os fabricantes finalmente se decidam a adoptar e tornar mais comuns as redes ethernet de 10Gbps, já que o anterior "1 gbps" começa a parecer cada vez mais arcaico e pré-histórico. Por outro lado, tendo em conta os consumos e aquecimento gerado pelas placas de 10Gbps, fico curioso para saber quanto tempo é que um smartphone aguentaria a manter uma ligação de 10Gbps de forma continuada... Saberemos lá para o final do ano, quando estes modems começarem a chegar ao mercado - embora, para além dos smartphones, se destinem também a modems 5G fixos em jeito de substituição de ligações de fibra até casa dos clientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]