2021/02/06

Synology "obriga" a usar os seus discos nos NAS empresariais

A Synology acaba de perder alguns pontos junto dos seus fãs, fazendo com que os seus NAS empresariais apenas aceitem discos validados, onde os seus próprios discos são os únicos com capacidade superior a 4TB.

É normal que os fabricantes de NAS forneçam uma lista de discos recomendados ou que tenham sido validados para funcionar com os seus produtos. No entanto, até ao momento, isso era feito apenas como recomendação, e nada impedia que os clientes utilizassem quaisquer outros discos que bem entendessem (embora, para NAS, seja recomendável utilizar discos ajustados especificamente para essa função). A Synology vem mudar isso, ao anunciar que os seus NAS empresariais só irão funcionar correctamente caso sejam instalados discos que tenham sido validados... e se isso não fosse já indicador de um problema, o receio confirma-se ao olhar para essa lista, onde os únicos discos autorizados com capacidade superior a 4TB são os discos da própria Synology.

A Synology tem os próprios discos para NAS, os Synology HAT - que na verdade são discos da Toshiba, mas com firmware alterado pela Synology - e são esses os únicos a figurar na lista de discos validados com capacidades de 8TB, 12TB e 16TB.

Quem tentar desafiar as regras, irá descobrir que não pode criar storage pools ou SSD caches - não ficando claro se permitirão dar acesso às funcionalidades básicas, embora seja ridículo estar a limitar qualquer funcionalidade que seja, independentemente do segmento a que o NAS se destina.

A parte menos má é que esta regra apenas começará a ser praticada nos novos NAS empresariais, não afectando os modelos já no mercado. E mais do que ajudar a vender os seus discos HAT, suspeito é que irá fazer com muitos dos seus actuais clientes procure alternativas de outros fabricantes quando tiver necessidade de comprar um novo NAS.

8 comentários:

  1. Isso são jogadas de quem sabe ter o monopólio, por isso "obrigam"

    Nos NAS caseiros há muita escolha, eu tenho um da Zyxtel e estou super contente, muitíssimo fiável e acessível. E tenho com discos de 2.5" (é para trabalho doméstico) que ligam se ainda mais rápido, emitem menos barulho e calor e a velocidade é pelo menos 50% superior à da rede (gigabit)

    ResponderEliminar
  2. Hei calma, estamos a falar de NAS que custam de 3000 Euros para cima sem discos.... não de NAS de cento e pouco euros.
    O que a Synology quer garantir é um funcionamento excelente nos sistemas empresariais.
    Já estou farto de ver NAS rack da Synology e já agora da QNAP, com discos que não são apropriados como os WD RED, que não são compatíveis com unidades rack.
    E isto não vai afetar o mercado doméstico ou das PME's.
    Cumps e não sejam alarmistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. imagina só, todo o carro acima de 5000euros só funcionar com:
      - oleo da marca
      - pneus da marca
      - gasoleo da marca

      lol

      (bem vindo à apple xD)

      Eliminar
    2. Inês

      Os sistemas de armazenamento muito caros dos grandes fabricantes, trabalham com discos com firmware modificado e se metes discos "normais" não os reconhecem... tenta ver nos storage da HP, Dell, etc... É pena mandarem postas de pescada e não sabem o que dizem.
      Vê lá os Teslas, vais ter baterias "apenas" da Tesla, bem vinda ao mundo real.

      Eliminar
    3. Essa explicação só peca pelo facto de ser contrariada pela própria Synology, que até tem discos validados de diversos fabricantes para uso empresarial - apenas com a limitação de só apresentar modelos até 4TB.
      Será que esses fabricantes só sabem fazer discos para NAS até 4TB, e daí para cima só dos discos "tuning" da Synology é que servem?

      Eliminar
    4. Se é um mundo normal continua a ser um mundo chocantemente normal. eu vou querer usar baterias 3rd party num tesla.

      Eliminar
    5. Carlos num mundo empresarial já não se usa discos abaixo de 8TB...
      Quem vai meter num NAS que custa algum dinheiros discos de 4TB quando pode ter discos e muito mais capacidade?
      Devem de andar longe do mundo das empresas...eu farto-me de cotar NAS sempre para cima de 100TB, sim trabalho na área do storage e com 4TB nunca lá vou chegar....

      Luminoso keep on dreaming...

      Eliminar
  3. Ainda chegaremos ao dia em que para podermos respirar teremos de usar o oxigénio da marca Apple.

    Espero estar enganado...

    ResponderEliminar