2021/03/11

Android 11 supera Android 9 nos EUA - mas ainda não se nota no resto do mundo

O cenário das actualizações de sistema nos Android tem sido um dos pontos fracos da plataforma, mas nos EUA o Android 11 dá sinais de ser o mais rápido a chegar ao mercado - embora ainda longe do ideal, e sem que isso se faça notar a nível global.

Segundo os dados da Statcounter, a quota de mercado do Android 11 já atingiu os 25% nos EUA, superando o Android 9 e demonstrando o mais rápido ritmo de adopção de uma nova versão de Android, podendo até superar o Android 10 (33%) nos próximos dois meses.

É um bom resultado para o Android 11, mas que continua a estar muito longe do desejável. O Android 11 foi lançado em Setembro de 2020, e passados 6 meses, chega apenas a 25% dos equipamentos nos EUA - sendo que, piorando a situação, esse resultado não se verifica a nível global, onde revela ter uma quota de mercado inferior a 10%.

Compare-se a situação com a do iOS, em que 45.8% dos dispositivos está com a última versão do sistema (14.4); subindo para 73% se considerarmos o iOS 14.2 + iOS 14.3 + 14.4 - e isto a nível global e não apenas limitado aos EUA.
É certo que é um cenário diferente, já que de um lado temos um sistema e conjunto de smartphones mantido por uma mesma marca; enquanto do outro lado temos uma plataforma que abrange dezenas de fabricantes, e em que ultimamente é da sua responsabilidade fazerem chegar as actualizações disponibilizadas pela Google aos seus smartphones. Resta-nos esperar que as alterações que o Android tem vindo a implementar ao longo dos últimos anos, no sentido de agilizar as actualizações (e que infelizmente ainda não se fazem sentir da forma que se gostaria de ver) possam vir a demonstrar o que valem com a chegada das próximas versões do Android.

1 comentário:

  1. É certo que o cenário é diferente, mas não resistem certo?
    Já agora, não será vergonhoso um "SO" de uma marca só para uma marca só ter tantos bugs e ser pago a peso de ouro?
    E cada vez ser mais parecido ao Android...

    ResponderEliminar