2021/03/16

Apple atrás da Samsung nas velocidades 4G e 5G

Uma relatório da Opensignal mostra que os iPhones da Apple ficam atrás dos modelos da Samsung, OnePlus e LG nas velocidades 4G e 5G.

A zanga que a Apple teve com a Qualcomm teve um efeito secundário que se torna bem visível neste relatório das velocidades 4G/5G da Opensignal nos EUA, e que deixa os iPhones atrás de toda a concorrência.

Devido a essa zanga, a Apple dispensou os chips 4G/5G da Qualcomm, optando pela Intel (uma divisão que a Intel tinha dedicado quase em exclusivo à Apple, e que a Apple acabou por comprar, estando agora em processo de criar os seus próprios modems, de forma idêntica ao que fez com os SoC utilizados nos iPhones, iPads, e agora também nos Macs com o M1). Entretanto, com a chegada a entendimento, os iPhone 12 que estrearam o suporte 5G já voltaram a utilizar modems Qualcomm, mas apesar de isso ter permitido reduzir a diferença para a concorrência no 5G, ainda assim ficam bastante atrás quando se usa o ainda mais comum 4G, com velocidades efectivas bastante inferiores: 19Mbps vs 38Mbps.
Outra coisa que este relatório demonstra é que embora o 5G nos EUA tenha permitido melhorar as velocidades face ao 4G, as velocidades que estão a ser obtidas estão longe daquilo que os operadores prometem como sendo a "grande revolução" do 5G. Aliás, por agora limitam-se a permitir velocidades que nem sequer estão perto dos máximos que as ligações 4G permitem actualmente.

Será curioso ver se por cá teremos um processo de transição idêntico, mas para isso será preciso que o 5G arranque em Portugal - e isto sem esquecer que ainda temos áreas que nem sequer têm cobertura 4G em condições.

2 comentários:

  1. Uma das vantagens do 5G é a redução do ping para ~5ms, contra os típicos ~20ms do 4G.
    Porque em termos de velocidades não vai ser grande diferença, pelo menos no curto prazo

    ResponderEliminar