2021/03/02

DxOMark do Galaxy S21 Ultra abaixo do S20 Ultra

O mais recente Galaxy S21 Ultra da Samsung obteve uma pontuação DxOMark abaixo do Galaxy S20 Ultra do ano passado.

É considerado implícito que, a cada nova geração, um smartphone seja melhor que a geração anterior. No entanto, servindo para demonstrar o patamar em que estamos e a dificuldade em conseguir melhorias significativas em algumas áreas, temos o curioso caso do novo Galaxy S21 Ultra da Samsung, que acabou por ter uma pontuação DxOMark inferior à do modelo S20 Ultra que veio subsstituir.
Apesar das melhorias teóricas que as novas câmaras deveriam proporcionar, o S21 Ultra ficou-se por uma pontuação global de 121 pontos, face aos 126 pontos do S20 Ultra. Estes valores fazem com que o modelo do ano passado ainda se consiga manter na 10ª posição da tabela, enquanto o S21 Ultra mais recente se fica pela 17ª posição - seguramente não sendo o resultado que a Samsung estaria à espera, e com a culpa a ser atribuída à dupla de câmaras com teleobjectivas, que segundo os testes, não oferecem vantagens significativas face à geração anterior, e por vezes resultam em efeitos indesejados devido ao processo de combinação das imagens de ambos os sensores.

Pela parte positiva, muitas destas falhas serão coisas que poderão ser corrigidas via software, pelo que será tecnicamente possível que a Samsung possa melhorar substancialmente os resultados por intermédio de actualizações - assumindo que irá dedicar os devidos recursos a essa função ao longo dos próximos tempos.

No topo da tabela DxOMark, temos o Huawei Mate 40 Pro+ com 139 pontos, Huawei Mate 40 Pro com 136 pontos, Xiaomi Mi 10 Ultra com 133 pontos, e Huawei P40 Pro com 132 pontos.

2 comentários:

  1. O DxOMark está mesmo a bater no fundo.
    Depois de adicionarem categoria à noite em que se recusaram a usar o modo "night-mode" (uma super-feature do Pixeis na altura) agora fazem testes de zoom em que usam níveis de zoom "aleatórios"?
    Se os telemóveis vêm com lentes especializadas com níveis de zoom correspondentes, ignorar os botões de zoom dedicados e avaliar apenas níveis intermédios de zoom digital ou é estúpido ou propositado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar