2021/03/11

Facebook lança Instagram Lite para Android

Quem quiser aceder ao Instagram num smartphone mais modesto, poderá optar pela app Instagram Lite para Android, que o Facebook passa a disponibilizar em mais países.

Depois de ter disponibilizado o Instagram Lite num número muito restrito de países, o Facebook lança-o oficialmente em 170 países, com a promessa de o disponibilizar para todo o mundo em breve. O Instagram Lite é uma app que ocupa apenas 2MB, face aos mais de 30MB da app habitual, e que promete ser muito mais leve a nível de utilização de recursos, tornando-se na candidata perfeita para quem tem smartphones com hardware mais limitado - ou que simplesmente prefira ter a experiência mais "ligeira" de acesso ao Instagram do que através da app completa (parece que uma das vantagens, por agora, é não apresentar publicidade).
Claro que com a redução do tamanho desaparecem algumas das funcionalidades, como a capacidade para fazer Reels (os "TikToks" do Instagram) embora continuem a poder ser vistos na app, ou até coisas que nem ocupariam grande espaço, como o Dark Mode, que o Facebook diz que será acrescentado em breve. Infelizmente, também se poderá esperar o mesmo da publicidade, à medida que a app Lite for sendo mais utilizada.

Os utilizadores de iPhones é que escusam de esperar, pois o Facebook diz que não tem planos para lançar um Instagram Lite para iOS - provavelmente por saber que os iPhones existentes no mercado, mesmo com 3 ou 4 anos, terão capacidade para correr a app completa sem grandes problemas, ao contrário do que poderá acontecer com um smartphone Android de 60 euros com Android Go e apenas 1GB de RAM.

P.S. Enquanto não aparecer por cá, a solução passa por recorrer ao APK Mirror.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)