2021/03/19

Robots LoadRunner da Fraunhofer usam colisões para largarem a carga

A Fraunhofer revelou uns curiosos robots de carga chamados LoadRunner que podem trabalhar em equipa e usam uma técnica curiosa para largarem a carga: colisões.

O desejo de ter armazéns completamente automatizados tem levado ao surgimento de inúmeros robots para lidarem com encomendas, e normalmente estão equipados com braços robóticos que vagarosamente pegam ou largam a carga. Estes pequenos LoadRunner da Fraunhofer dispensam essas modernices, e em vez disso recorrem a uma técnica bastante mais básica, mas que não deixa de ser eficaz e, acima de tudo, bastante rápida: para largarem a carga, chocam a alta velocidade com o depósito de recepção, deixando a inércia fazer o trabalho. E se estão preocupados com a forma como a embalagem é tratada, não se esqueçam que continua a ser algo muito mais suave que o tratamento que normalmente recebem.


Estes robos têm um chassis omnidirecional, podendo movimentar-se em qualquer direcção, podendo transportar cargas de até 30kg a velocidades de 35km/h. Contam com uma câmara que trabalha a 400fps, que lhes permite terem uma navegação de alta precisão, e com capacidade para se deslocar mesmo no meio de dezenas de outros robots a fazerem o mesmo em seu redor. A Fraunhofer diz que 60 destes robots podem tratar de 13 mil pacotes por hora, o equivalente aos sistemas de distribuição tradicionais, mas com a grande vantagem de dispensarem qualquer tipo de infraestrutura dispendiosa, e podendo facilmente ser adaptados e modificados.

Esperemos que, depois do horário de trabalho, lhes dêem oportunidade para fazerem umas partidas de futebol, que seria bastante interessante de se ver! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)