2021/03/28

Smart Tire vai usar pneus metálicos da NASA para bicicletas na Terra

A Smart Tire quer dar às bicicletas terrestres as vantagens de uns pneus metálicos futuristas criados pela NASA para resistirem a outros planetas.

Os METL da Smart Tire são pneus feitos numa liga metálica com memória, que significa que, não importa o quanto forem deformados, regressam sempre à sua forma original. É uma capacidade que se torna atractiva para rovers de exploração em planetas como Marte, mas que esta empresa quer aplicar as bicicletas terrestres, planeando dar início à sua comercialização já no próximo ano.
Este pneus virtualmente indestrutíveis mantêm propriedades de flexibilidade e amortecimento idênticas às dos pneus em borracha, mas são tão resistentes quanto titânio, pelo que poderão suportar todo o tipo de abusos que se possa imaginar e que destruiriam rapidamente pneus convencionais. Infelizmente, ainda não foi revelado quando é que toda esta tecnologia irá custar, pelo que o melhor será começar a ir poupando, sem esquecer que depois de meterem pneus destes, provavelmente nunca mais precisarão de comprar outros.


3 comentários:

  1. E aderência e alta rotação?

    ResponderEliminar
  2. E porque não, rodas de carroça…? :)

    ResponderEliminar
  3. Terão a dureza, do pneu convencional, de 7 bar de pressão? Serão tão leves, como os pneus convencionais? Esses pneus, vão dar para aplicar em rodas de carbono? É o preço?
    Tiago.

    ResponderEliminar

[pub]