2021/03/07

Temporizador para descansar os olhos com Arduino

Ideal como projecto para iniciados no Arduino, e também como alerta funcional para quem passa o dia em frente a um computador, este Eyesight Guardian avisa quando está na altura de tirar os olhos do ecrã.

Quem passa o dia sentado em frente a um monitor sabe que é recomendável levantar-se e esticar as pernas a intervalos regulares, e também que deverá tirar os olhos do ecrã e olhar para pontos mais distantes por alguns segundos. Uma das regras populares é a "20-20-20", que diz que a cada 20 minutos se deve passar pelo menos 20 segundos a olhar para algo a 20 metros de distância (focar um ponto no horizonte também serve), e é isso que este Eyesight Guardian tenta garantir que façam.

Embora não faltem técnicas mais simples para conseguir este objectivo, desde simples alertas com um temporizador no relógio ou smartphone, a apps mais específicas, este Eyesight Guardian recorre a um Arduino e um pequeno ecrã, para garantir que este alerta está permanentemente visível sem depender de apps externas.


Pessoalmente, faria apenas uma pequena alteração no formato físico, para que continuasse a poder ser encaixado no monitor, mas com o pequeno ecrã a ficar posicionado para cima, para não obstruir nenhuma parte do monitor.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)