2021/04/25

Android 12 adopta links verificados para evitar pergunta "que app deseja usar"

Com a chegada do Android 12 a Google quer reduzir a quantidade de vezes que o sistema faz a pergunta "com que app deseja continuar esta acção".

A versatilidade do Android permite manter múltiplas apps que processam o mesmo tipo de acções, e que fazem com que, por exemplo, quando se clique num link, pergunta com que browser se deseja abri-lo (no caso de se terem vários browsers instalados), com a opção de podermos dizer que queremos utilizar sempre aquele que escolhermos, ou se queremos abri-lo com determinada app apenas dessa vez. O mesmo aplica-se a links associados a certas apps, que é onde o Android 12 vai fazer mudanças.

No Android 12 teremos menos perguntas para escolher que apps se quer usar para abrir links. Só as apps que tiverem sido validadas para abrir certos links verificados poderão fazê-lo, com todos os restantes links a serem abertos pelo browser sem chatearem o utilizador com perguntas adicionais.
Tal como já acontece actualmente, no caso de não desejarem que um link seja redireccionado para uma app, será necessário ir aos settings, às definições da app, e na secção da abertura por link, indicar que não queremos que isso aconteça (ou que seja feita a pergunta sobre como queremos lidar com esses links).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)