2021/04/04

Como funcionam as rampas de travagem para camiões

A maioria das pessoas já terá visto as rampas com areia posicionadas em auto-estradas ou vias-rápidas com descidas mais acentuadas, mas não como funcionam.

É completamente natural que muitas pessoas fiquem intrigadas ao passaram por estranhos desvios a saírem de uma auto-estrada que apresentam uma pista cheia de gravilha. Tratam-se de saídas de emergência destinadas a camiões (ou também automóveis) que fiquem sem travões, e que poderão utilizar esse sistema para imobilizar o veículo em vez de irem acumulando velocidade crescente na descida e potencialmente resultarem num grande acidente.

Dito isto, apesar de muitos as terem visto, e de alguns até poderem lá ter visto um carro ou camião imobilizado, poucos serão aqueles que as terão visto a ser utilizadas "no momento", e é precisamente essa curiosidade que podem satisfazer nos seguintes vídeos.

Em jeito de resumo: usarem uma destas pistas de travagem não é algo que devam fazer "só por fazer"; e se algum dia se virem na situação de terem que usar uma, não se esqueçam que logo atrás pode vir outro veículo com a mesma necessidade, e deverão sair do veículo e colocarem-se num sítio seguro o mais depressa possível (como também podem ver no vídeo que se segue).




3 comentários:

  1. Em caso de necessidade convem verificar quando foi a ultima inspeção e qual o preso de validade na tableta que está à entrada :) ou talvez não haja tableta :P
    E quem é que é suposto pagar a reposição do material para estar pronto para a próxima?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente que o seguro automóvel inerente ao tipo de veículo em questão terá de contemplar este tipo de ocorrências.

      Eliminar
  2. Ainda não vi o vídeo, mas sei que em muitas estradas em topos de montanha, os camiões chegam a ficar semanas à espera de equipamento especial, tal é a dificuldade para os retirar daqueles locais de tão difícil acesso.

    ResponderEliminar