2021/05/27

Chrome 91 poupa recursos e reforça segurança

O Chrome 91 já está disponível, e vem com bastantes melhorias, e algumas alterações visíveis nos formulários.

Na mais recente actualização do Chrome (91) vem com muitas alterações nos bastidores, mas tem algumas que serão notadas pelos utilizadores. Uma delas são os novos controlos utilizados em formulários, que sofrem uma remodelação visual que poderá parece "estranha" a quem estivesse habituado a usar os controlos antigos frequentemente.
Mas temos outras coisas interessantes. Quem utilizar o agrupamento de tabs no chrome e fizer a "compactação" das mesmas, verá essas tabs serem "congeladas" para libertarem recursos - algo que será apreciado por quem gosta de manter muitas dezenas de tabs abertas, e que mantém excepções para o caso de tabs que estiverem a fazer streaming ou a usar USB, captura de vídeo, etc.

O copy paste passa a permitir fazer o "copy" de um ficheiro para um campo de selecção de ficheiros. Os sites poderão informar o Chrome para poupar recursos e dar menos prioridade ao processamento de scripts que não sejam críticos. Há melhorias na interacção entre códigos 2-step enviados via SMS e o preenchimento automático em sites. Alerta de introdução de passwords em sites potencialmente maliciosos. Possibilidade de partilha de passwords em sites associados (por exemplo, no mesmo site mas com domínios de diferentes países). Temos ainda DNS over HTTPS (DoH) na versão Linux; e restrições na apresentação de popups a partir de conteúdos inseridos de sites externos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)