2021/05/20

Chrome ganha troca fácil de passwords

Depois dos alertas de passwords comprometidas, o Chrome prepara-se para dar o passo seguinte e facilitar a sua substituição sem visitar os sites afectados.

Há muito que o Chrome conta com um gestor de passwords para facilitar a vida aos utilizadores, e mais recentemente até passou a ter um sistema que alerta os utilizadores no caso de passwords inseguras ou comprometidas, caso apareçam nas listas de passwords que vão circulando na internet por conta das bases de dados roubadas que as guardam de forma insegura. Mas, esse aviso actualmente resulta numa dor de cabeça para os utilizadores, e é precisamente isso que o Chrome está a tentar resolver.

Tal como alguns outros gestores de passwords, o Chrome também vai ter um sistema que permite que o utilizador actualize a sua password directamente a partir do browser sem necessidade de visitar o site em questão.
Normalmente o processo de trocar de password implica dar um salto ao serviço respectivo e enfrentar uma variedade de métodos de actualização de passwords, nem sempre muito amigáveis (e nalguns casos, nem sequer muito seguros - como aqueles serviços que insistem em enviar as passwords por email). Ao se poder fazer a actualização directamente a partir do gestor de passwords do Chrome (ou outros), esse processo torna-se muito mais convidativo, até mesmo para efeitos de uma troca regular das passwords, se o utilizador assim o entender.

Infelizmente, será ainda preciso algum tempo para que este sistema de troca rápida de passwords seja implementado num número significativo de sites. Mas, é preciso começar por algum lado, e basta que browsers e gestores de passwords aceitem utilizar um sistema comum que possa ser usado por todos, e é de imaginar que a sua adopção possa ser mais rápida do que se possa imaginar.

2 comentários:

  1. Uso o edge mas sou capaz de instalar o chrome só para fazer isso e depois desinstalo-o outra vez.

    ResponderEliminar
  2. Engraçado que ainda hoje fiz a alteração de 3 passwords. Apareceu-me um aviso no Gmail e fiz logo ali na hora.

    ResponderEliminar