2021/05/02

Crew-1 da SpaceX regressa à Terra após 167 dias no espaço

A primeira missão oficial Crew-1 com astronautas da SpaceX já regressou à Terra, com os quatro astronautas que estiveram na ISS durante cinco meses.

Como era profundamente relembrado nas campanhas de segurança para o Verão "há mar e mar, há ir e voltar", também nas missões espaciais com astronautas se aplica a mesma regra. Fazer os astronautas chegarem ao seu destino em segurança é importante, mas ainda mais importante é garantir que depois conseguem regressar à Terra.


Com os astronautas da missão Crew-2 já a bordo da ISS (foram lançados a 23 de Abril), foi tempo dos quatro astronautas da primeira missão regressarem - e que resultou também na primeira amaragem nocturna desde o distante regresso da Apollo 8 no final de 1968. A SpaceX tinha utilizado uma das anteriores missões de reabastecimento da ISS para fazer o treino para a recuperação de uma cápsula em período nocturno, que decorreu sem incidentes. E, para precaver todas as eventualidades, tinha também duas equipas completas preparadas, tanto no golfo do México como na costa Altântica, para estar a postos no caso da cápsula ter que fazer alguma alteração de última hora para o ponto de amaragem (que acabaou por ser no golfo do México).

Todo o processo de separação da ISS, do módulo de controlo, e manobras de reentrada, foram feitas de forma completamente autónoma pela cápsula Crew Dragon, sem necessidade de intervenção por parte dos astronautas.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)