2021/05/09

Foguete chinês Long March 5B já caiu

O foguete chinês Long March 5B já fez a sua reentrada descontrolada, entre as 2h e 3h da manhã, potencialmente fazendo cair alguns destroços sobre Portugal e Espanha.

Com a maioria da superfície do nosso planeta a ser ocupada pelos oceanos, as probabilidades de algo cair sobre o solo são sempre reduzidas, e ainda menos quando se fala de zonas habitadas, que representam uma pequena fracção dessa área. Ainda assim, com a sorte que temos, ficamos mesmo em risco de levar com peças do foguete Long March 5B que no final de Abril transportou mais um módulo para a estação espacial chinesa em órbita.

Já foi confirmado que o foguete fez a sua reentrada entre as 2h e 3h da manhã de hoje (9 de Maio), numa altura que sobrevoava a península Ibérica.

Normalmente, existe a preocupação de fazer com que os foguetes de uso único façam uma reentrada sobre o oceano, para evitarem zonas habitadas. Mas desta vez este foguete chinês ficou literalmente abandonado em órbita e de forma completamente descontrolada, dificultando o processo de prever quando e onde cairia. Apesar de ser esperado que se desintegrasse por completo na reentrada, trata-se de um dos maiores foguetes de actualidade, com 21 toneladas, fazendo temer que alguns destroços pudessem chegar ao solo e provocar danos.

Veremos se nos próximos dias surgem relatos, mas seria simpático que, em futuros lançamentos - independentemente de quem os faça - ficasse assegurado que este tipo de coisa não volte a acontecer e que exista o cuidado de não atirar "lixo" espacial para cima de quem quer que seja.

Alerta adicional: No caso de alguma vez se depararem com algum tipo de destroço espacial, será recomendável manterem a distância. Existem foguetes que utilizam combustíveis altamente tóxicos, cujo contacto pode ser extremamente prejudicial ou até mesmo mortal.

2 comentários:

  1. Os chineses até descartam estágios em cima de zonas habitadas na China, não estão muito preocupados. https://www.youtube.com/watch?v=PbFOS29vAeQ

    ResponderEliminar
  2. eles la querem saber do bem estar das pessoas.

    ResponderEliminar