2021/05/14

Google adiciona Chat ao Gmail para iOS e Android

A Google acrescentou o Chat, o substituto do antigo Hangouts, à app do Gmail para Android e iOS.

Por esta altura já poucos utilizadores estarão dispostos a confiar na Google para um serviço de chat, depois de ter o Hangouts, criado múltiplas alternativas incompletas, e voltar a tentar agrupá-las todas sob um único serviço. Mas, se apesar de tudo isso ainda tiverem resistido e quiserem manter-se num chat da Google, é provável que já possam utilizar o novo Google Chat a partir da app do Gmail para Android e iOS.
Para isso, depois de terem activado o Google Chat no Gmail na web, bastará darem um salto aos settings da app Gmail para a conta respectiva, e deverão ver uma opção para activar o Chat em "early access", que passará a ter lugar na barra de navegação na parte inferior da app. Infelizmente, e mesmo sendo eu um fã de longa data do Hangouts (e que ainda o vou usando com um par de resistentes) é coisa que já chega tarde demais - por esta altura já 99% das pessoas com quem falava via Hangouts se mudaram para outros serviços, e não acredito que nenhuma delas esteja disposta a regressar a este Google Chat.

Enquanto isso, o Gmail vai engordando e engordando, com a Google a atirar tudo para dentro da app do Gmail (Meet, Chat, Rooms, etc.) para compensar quem não quiser utilizar esses serviços nas apps respectivas.

1 comentário:

  1. Mas os grupos, pessoas e conversas que temos nos Hangouts passam automaticamente para aqui.
    Eu ativei esta opção e neste momento tenho os Hangouts, o Chat e o Gmail a mostrar a mesma notificação :) mas tenho de desinstalar os hangouts e desativar uma das outras 2 ainda não sei qual vai ficar, mas esta integração do chat no gmail pode rápidamente vir a tornar-se um serviço com muitos utilizadores, basta que a Google vire o switch de early access para passarmos a ter possibilidade de comunicar via chat com toda a gente que tem uma conta de Gmail - incluindo pessoas com iPhones. Já deviam era ter feito isto há uns anos... mas agora que o Whatsapp está a fazer comichão a algumas pessoas é sempre uma boa altura para novas plataformas se expandirem.. e se já lá estão todos os emails, já não é tão critico mais chat menos chat...

    ResponderEliminar