2021/05/13

Intel transforma GTA V em jogo fotorealista com machine learning

A Intel criou um sistema de machine learning capaz de transformar o jogo GTA V num jogo que parece ser um vídeo gravado do mundo real.

O GTA V pode ser um jogo que já se aproxima do seu décimo aniversário, mas continua a ter uma qualidade gráfica que se pode considerar bastante boa. Ao longo dos anos muitos têm sido os mods que permitem melhorar a sua qualidade gráfica, mas a Intel recorreu a algo diferente e com resultados surpreendentes. Em vez de tentar melhorar texturas e modelos 3D, a Intel treinou um sistema de machine learning para transformar as imagens do jogo em imagens foto realistas com exemplos de fotos do mundo real.

O sistema da Intel é impressionante, pois consegue manter toda a geometria e elementos da imagem do jogo, mas aplicando-lhe literalmente um filtro de realismo por cima, e que a Intel diz poder funcionar a velocidade suficiente para manter o jogo jogável.


Com os jogos a recorrerem cada vez mais a truques de AI e machine learning para obterem melhorias (como o DLSS da Nvidia, que melhora a resolução), não me admirava se daqui por mais alguns anos começarmos a ver estes filtros de fotorealismo chegarem aos jogos, e até com diferentes opções para quem preferir um aspecto real, ou estilo banda desenhada, ou vários outros estilos à escolha.

3 comentários:

  1. Na minha opinião o único que fazem é retirar a saturação ao jogo e meter um pôr do sol/ laranja como se fosse um dia nublado! De resto pouca diferença noto. A maior parte dos jogos são artificialmente coloridos o que é bom para se perceber que é um jogo e ser mais divertido. Se ficasse como esta versão da Intel, seria tudo em tons de verde/ cinza ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Longe disso. Estas ficam com esta tonalidade porque é a referência das imagens usadas. Se derem um salto ao site indicado no link, tens lá outros exemplos, com imagens de referência mais iluminadas.

      O trabalho que aquilo faz a substituir a estrada e outros elementos (como sinais de transito, semáforos, relva, etc.), mantendo todos os detalhes, é simplesmente impressionante.

      Eliminar