2021/05/15

Portátil modular Framework já disponível

O curioso portátil modular Framework, que promete reparações a upgrades fáceis, já está disponível com preço a começar nos 999 dólares.

Numa altura em que os portáteis vão ficando cada vez mais integrados, em que na maioria dos casos apenas se pode trocar o SSD (e nalguns modelos já nem isso), o Framework recupera o conceito dos dispositivos modulares e aproxima os portáteis daquilo que (ainda) se vai podendo fazer nos computadores desktop: um dispositivo onde o utilizador pode, com relativa facilidade, trocar CPU, GPU, memória, ecrã, teclado, baterias, e até as portas que temos na lateral. Por agora, os responsáveis dão um passo importante, que é passar das intenções para um produto real e disponível.
É também com grande satisfação que vemos que tudo aquilo que tinha sido prometido em Fevereiro, se concretizou, ou seja, as portas laterais são mesmo modulares e podem ser configuradas com portas USB-C, USB-A, HDMI, DisplayPort, ou MicroSD. O ecrã de 13.5" (2256x1504) conta com molduras de encaixe magnético que permitem uma fácil personalização do portátil com cores diferentes.

O preço começa nos $999 para um portátil Framework com Intel Core i5, 8GB e 256GBL; e podendo ir até aos $1999 para um com Core i7, 32GB e 1TB. Há ainda uma opção "barebones" a começar nos $749, disponibilizado sem RAM, SSD ou fonte de alimentação (se o comprador assim o desejar, ficando a seu cargo tratar de instalar o que desejar).

2 comentários: