2021/05/31

Segredos nucleares expostos publicamente por militares

Num grande fiasco de segurança, foram descobertos diversos segredos nucleares, que foram publicados inadvertidamente por pessoal militar que estava a estudar os protocolos de segurança.

Poucas coisas haverá com maior segurança no mundo do que todo o sistema que rodeia a manutenção e utilização de armas nucleares. Processos que terão seguramente protocolos bastante complexos, e que poderão ajudar a perceber porque motivo alguns militares terão recorrido a assistência externa para aprenderem tudo o que tinham que aprender. Alguns desses militares usaram serviços de flashcards para criarem pequenos testes de perguntas e respostas, para treinarem e porem à prova os seus conhecimentos. O problema é que alguns destes testes ficaram expostos publicamente, revelando informação sensível que não deveria ser tornada pública, incluindo coisas como localização de câmaras de segurança, detalhes sobre passwords, e muito mais.

Apesar das plataformas em si já terem sido contactadas e as páginas removidas, as mesmas continuam acessíveis através de serviços como o Internet Archive - e será seguro assumir que outras entidades também terão feito os seus "backups".
Este não é o primeiro, nem será o último, caso em que informação que deveria ser privada se torna pública por causa de um qualquer lapso; mas também vem relembrar os riscos de se confiar num qualquer serviço da internet. Mesmo que esta informação não ficasse visível publicamente, quem nos garante que um qualquer funcionário mais curioso não poderia dar com esta informação e vendê-la a entidades externas? É o mesmo tipo de preocupação que qualquer empresa, ou país, tem que contemplar ao utilizar serviços na cloud; e onde deveria haver formas certificadas e devidamente validades de assegurar que a informação que lá é colocada pelos utilizadores apenas pode ser acedida por eles. Algo que, nos dias de hoje, e com toda a desconfiança que pode existir nos mais variados patamares que sustentam os serviços digitais, será bastante complicado de conseguir.

1 comentário: