2021/05/28

SSDs PCIe 5.0 com 14GB/s a caminho

Ainda nos estamos a habituar aos SSDs PCIe 4.0, mas a Marvell já está a apresentar os seus controladores PCIe 5.0 que permitirão transferências de 14GB/s.

Se pensavam que os 7GB/s prometidos pelos SSDs PCIe 4.0 eram bons, que tal duplicarmos isso para os 14GB/s? É isso que a Marvell promete com os seus novos controladores Bravado PCIe 5.0, que chegam com níveis de desempenho capazes de fazerem salivar aqueles que detestam qualquer tipo de pausa nos seus computadores. Este chip possibilitará criar SSDs com velocidades de 14GB/s em leitura sequencial, 9GB/s em escrita sequencial, e ainda 2M de IOPS em leitura e 1M de IOPS em escrita.

São valores "alucinantes", mas que também têm algumas condicionantes. Só este chip pode ter consumos de 9.8W, não contando com a memória flash utilizada, o que desde logo inviabiliza qualquer esperança de o podermos ver ser utilizado num portátil, pelo menos nesta primeira geração de SSDs PCIe 5.0 - que provavelmente serão limitados ao sector dos servidores e da cloud, e só mais tarde começarão a chegar ao segmento dos desktops domésticos. E isto apesar de todos os esforços da Marvell de reduzir os consumos para valores aceitáveis.

Ao estilo das placas de rede de 10GbE, transferir gigabytes de dados por segundo (mais de 10GB neste caso do PCIe 5.0) vai obrigar sempre à utilização de bastante mais energia. Mas, por outro lado, mal se pode imaginar o que este nível de desempenho poderá permitir. Recuperar 8GB de dados para recuperar de uma hibernação profunda seria algo que poderia ser feito cerca de meio segundo. E os jogos deixariam de ter qualquer desculpa para que o seu carregamento não fosse feito em 1 segundo, no máximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)