Investigadores criaram um sistema capaz de transformar uma foto num vídeo, fazendo mover rios, nuvens, fumo e outros fluidos.
Quem já tiver experimentado aquelas apps que criam "fotos animadas", saberá que o processo consiste em gravar um pequeno vídeo, e depois seleccionar que partes da imagem se quer que fiquem paradas e que partes continuarão em movimento: sendo algo particularmente eficaz em fotos que contenham rios, ou paisagens com nuvens, etc. Mas em breve poderá não ser necessário gravar nenhum vídeo, e aplicar esse efeito até mesmo a fotos já captadas.
Investigadores criaram um sistema que consegue reconhecer as partes "fluidas" a partir de uma imagem, e criar animações extremamente realistas a partir de uma única foto.
O sistema promete criar as animações sem necessidade de qualquer ajuda manual por parte do utilizador (como os tradicionais passos de marcar o que se quer mover e o que se quer manter estático), e também criar animações cíclicas que criam a ilusão de movimento perpétuo, sem quebras.
É de imaginar que não deverá demorar muito para que se comece a ver este sistema dar lugar a apps e, a seu tempo, começar a ser integrado em programas de edição de fotos, ou até como parte dos efeitos sugeridos automaticamente em serviços como o Google Photos.
2021/06/28
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)