2021/06/06

Apple prepara multitasking melhorado para o iPad

A Apple quer tornar o iPad mais prático de utilizar e prepara alterações à forma como se faz multitasking no iPadOS 15.

O WWDC 2021 da Apple está prestes a começar (de 7 a 11 de Junho) e são muitas as novidades que se espera ficar a conhecer a nível dos próximos iOS 15 e, principalmente, iPadOS 15. Os mais recentes iPads Pro vêm equipados com o mesmo chip Apple M1 que é usado nos Macs, pelo que torna ainda mais inevitáveis as comparações entre o que se pode fazer num Mac e o que (não) se pode fazer num iPad - sendo que a diferença, agora mais que nunca, serão apenas as limitações do próprio software.

Por isso mesmo espera-se que a Apple apresente alterações significativas no iPadOS 15 a nível de dar mais versatilidade ao homescreen, permitindo a colocação de widgets em qualquer lugar do ecrã em vez de apenas numa coluna lateral, e também remodelando a forma como se dá uso ao multitasking no iPad. O iPad permite várias formas de multitasking, incluindo app ao lado de app, mas também manter uma app numa coluna lateral; só que a forma como isso é feito é algo que continua a ser considerado demasiado complexo para os utilizadores - sendo que a maioria deles nem sequer faz ideia dessas possibilidades nem de como as utilizar. Não é propriamente a melhor coisa para uma empresa que, tradicionalmente, era conhecida por ter sistemas "intuitivos" fáceis de utilizar sem grande aprendizagem.

Veremos também se a Apple revela algo mais quanto às suas ambições no campo dos óculos de realidade aumentada, e do seu misterioso projecto de carro autónomo, que tem sofrido com a saída de várias pessoas chave nos últimos meses.

2 comentários:

  1. e um sistema multiusuario seria desejável para quem partilha o mesmo ipad.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilhar iPads? isso é coisa de pobrezinhos, se perguntares à Apple devem dizer que estas a fazer de forma errada, é um iPhone, um iPad um iMac, um iKFome por pessoa..

      Eliminar