2021/06/30

Google começa a exigir app bundles em Agosto

A Google vai começar a exigir a utilização de app bundles para novas apps Android submetidas na Google Play Store a partir de Agosto.

Depois do tempo passado a fazer a recomendação chega o tempo de a transformar numa exigência. As novas apps Android que chegarem à Play Store a partir de Agosto terão obrigatoriamente que usar app bundles. Os app bundles são uma nova forma de distribuição de apps, em que as mesmas são disponibilizadas em blocos modulares, de modo a que uma app que seja instalada num smartphone não tenha que levar com código que só seria útil para um tablet, ou vice-versa. Com isso, poupam-se dezenas ou centenas de megabytes, poupando nas transferências e no espaço ocupado.


Pode ser que, com tanta preocupação que a Google está a ter com o tamanho das apps, também possa fazer-nos o favor de resolver a ridícula situação - que dura há anos! - da informação apresentada sobre as apps, e que quanto ao tamanho, versão, e versão exigida de Android, frequentemente nos presenteia com esta extremamente útil informação: Varies with device!
A sério que, com tanto milhares de developers, ninguém se terá lembrado de que seria extremamente fácil indicar que a app teria um tamanho típico entre "X" e "Y" megabytes, para dar uma melhor ideia do que este irritante "varia com o dispositivo"?

1 comentário:

  1. Muito bem, redução de tamanho, coisa e tal.
    E como é que fica o sideload das apps que tantas vezes é a única solução para ultrapassar limitações serem sentido?

    ResponderEliminar