2021/06/30

Google promete 5 anos de actualização para os Nest

A Google quer dar mais algum descanso de longa duração a quem tiver comprado produtos Nest, prometendo actualizações de segurança durante 5 anos.

Já estamos habituados a estar mal servidos nas actualizações dos smartphones, que inevitavelmente ficam sem actualização ao fim de um par de anos, independentemente do seu hardware ainda ser completamente funcional e capaz de aguentar por muitos mais anos. Mas se isso é irritante num smartphone, ainda mais o é no caso de produtos que se compram com ainda menor frequência, como os smart displays. Uma categoria em que a Google diz que irá garantir as actualizações durante um período mínimo de 5 anos após o lançamento.

É um bom começo, mas seria bastante mais tranquilizador se essa garantia fosse de 5 anos após o fim da comercialização do produto - pois de outra forma, quem comprar um produto que já estiver no mercado há 4 anos, só irá ter actualizações durante um ano. E isto para não dizer que esse período deveria ser ainda maior, pois já vimos os riscos de ter produtos desactualizados ligados à internet.

Ainda relativamente à segurança, a Google refere ainda que a segurança dos seus produtos é validada por uma entidade independente, que conta com métodos como autenticação 2-factor e detecção de actividade suspeita e, para desagrado de quem gostar de mexericar nos produtos, vem com verified boot para impedir a alteração do firmware.

Veremos como serão as coisas a longo prazo, pois nestes produtos até mesmo cinco anos me parece ser pouco para exigir a troca por novos modelos só porque se ficou sem actualizações. Talvez esteja na hora de começar a exigir que, no fim do período de suporte oficial, seja disponibilizada uma qualquer opção de transição para um sistema open-source, que pudesse dar continuidade à sua utilização?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)