2021/06/26

LEGO mostra bloco de plástico reciclado

Sendo uma empresa que ganhou fama mundial à custa do plástico, a LEGO revelou um protótipo de um bloco feito a partir de plástico reciclado.

O novo protótipo, que usa plásticos PET de garrafas recicladas, é o primeiro tijolo feito de materiais reciclados a cumprir os elevados padrões de qualidade e de segurança do Grupo LEGO. Este e o resultado do esforço de uma equipa de mais de 150 pessoas, que está a trabalhar para encontrar opções sustentáveis para os produtos do Grupo LEGO. Ao longo dos últimos três anos, cientistas e engenheiros testaram mais de 250 combinações de variações de materiais PET e centenas de outras fórmulas de plástico. O resultado foi um protótipo que reúne vários dos requisitos de segurança, qualidade e funcionalidade – incluindo o poder de encaixe.

O material que está a aguardar a patente, aumenta a durabilidade do plástico reciclado, tornando-o forte o suficiente para fazer tijolos LEGO. Este é o mais recente desenvolvimento do Grupo LEGO, no compromisso de tornar todos os seus materiais sustentáveis. Em 2020, a marca anunciou que iria remover os plásticos de uma só utilização das suas embalagens. Em 2018, começou a produzir elementos a partir de bio-polietileno (Bio-PE), criado a partir de uma fonte sustentável como a cana-de-açúcar. Muitos sets contêm já Bio-PE, que é perfeito para fazer peças pequenas e suaves, como as árvores, folhas e acessórios das minifigs. O Bio-PE, para já, não é adequado para fabricar elementos mais rijos e fortes, como os icónicos tijolos.


Ainda irá demorar algum tempo até que os tijolos feitos de materiais recicláveis comecem a aparecer nos produtos LEGO. A equipa vai continuar a testar e a desenvolver a fórmula, até achar que se pode passar à fase da produção piloto, e só depois é que estas peças começarão a chegar às mãos de miúdos e graúdos em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)