2021/06/03

Skydio 3D Scan cria modelos 3D automaticamente

A Skydio já lançou a nova funcionalidade 3D Scan, que usa os seus drones para criar um modelo 3D de estruturas e locais de forma completamente autónoma.

A Skydio está a tirar partido da capacidade de navegação autónoma dos seus drones, que contam com um avançado conjunto de sensores para fazer com que seja praticamente impossível chocarem contra obstáculos, e a utilizar isso para a criação de modelos 3D de forma automática.

Com o Skydio 3D Scan, o processo de criar um modelo para inspecção, de edifícios, pontes ou estruturas, transforma-se numa tarefa que se resume a clicar num par de botões, e sem que seja preciso ser um especialista em meia dúzia de programas - embora o processo de converter as centenas ou milhares de fotos, captadas de todos os ângulos, num modelo 3D, ainda obrigue a recorrer a um serviço externo (algo que a Skydio poderá querer integrar no futuro, para uma utilização ainda mais fácil).


Com esta simplicidade, a Skydio até promove a utilização deste sistema para criar um registo de coisas como acidentes, onde seja necessário manter um registo detalhado que vá além do mero registo fotográfico, permitindo replicar uma cena de forma virtual, e com possibilidade de manter detalhes impressionantes, como se pode explorar no seguinte modelo.


Infelizmente, este 3D Scan é algo que por agora ficará apenas ao alcance dos utilizadores profissionais, já que custa 3 mil dólares(!) por ano, por drone. Pode ser que quando mais fabricantes de drones começarem a oferecer uma funcionalidade idêntica, isto se venha a tornar algo tão comum quanto o botão de "regresso a casa" nesta gama de drones.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)