2021/07/19

Aston Martin Valhalla híbrido é o próximo carro do 007

Ainda não é desta que o 007 se vai mudar para um carro 100% eléctrico, tendo que se contentar com o Aston Martin Valhalla híbrido.

A Aston Martin, tal como a maioria das marcas "tradicionais" continua a demonstrar algum receio de fazer a transição para os carros 100% eléctricos, e por isso o seu novo super-desportivo continua a apostar numa fórmula híbrida. O Aston Martin Valhalla, para além de ter um design capaz de nos fazer regressar aos tempos em que se penduravam posters de automóveis nas paredes, vem equipado com um motor V8 de 737cv, acompanhado por dois motores eléctricos de 201 cv (150 kW) cada, resultando num total combinado de 937 cv (700 kW) - isto porque a bateria só consegue fornecer um máximo de 150 kW em simultâneo para ambos os motores.
Com um motor eléctrico em cada eixo, a gestão da distribuição da potência fica a cargo do cérebro electrónico do veículo, que pode decidir enviar toda a potência para o eixo dianteiro no caso de se optar pelo modo puramente eléctrico para condução em cidade, ou totalmente para trás se for necessário assistir alguma aceleração mais "divertida". Outra curiosidade é que os engenheiros da Aston Martin também aproveitaram os motores eléctricos para simplificar a componente mecânica, dispensando a marca-atrás na caixa de velocidades: a marcha atrás é feita pelos motores eléctricos.

... Agora talvez seja altura de lhes dizer o quanto mais poderiam ter simplicado a parte mecânica se tivessem optado por abdicar completamente do motor V8 e tendo apostado num carro 100% eléctrico.

Uma vez que as probabilidades de vermos um destes Aston Martin Valhalla na rua são extremamente reduzidas, resta-nos esperar pelo próximo filme da saga 007, onde este será o seu novo veículo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]