2021/07/15

Chrome prepara avisos para sites sem HTTPS

Com a chegada do Chrome 94 em Setembro, poderemos começar a ver avisos quando se tenta aceder a sites que não suportem HTTPS.

Depois de ter promovido a adopção do HTTPS durante anos, a Google acha que se aproxima a momento ideal para começar a alertar os utilizadores para os sites que não utilizem ligações seguras. Com o Chrome 94 que está previsto para Setembro, podem começar a ser apresentados alertas em ecrã completo quando se tenta aceder a um site que ainda não suporte HTTPS.
Para evitar a situação em que o habitual cadeado da ligação HTTPS dê a entender que se trata de um site de confiança - quando na realidade pode ser apenas um site malicioso que também utiliza HTTPS - o Chrome está também a testar diferentes formas de indicar o nível de segurança do site. Uma das opções é indicar uma seta para baixo, a indicar que existe informação adicional, e onde os utilizadores poderão ter acesso à informação que já é apresentada actualmente quando clicam no cadeado que surge na barra de endereços.

Neste Chrome 94 a apresentação dos alertas não-HTTPS ainda será opcional, mas será apenas uma questão de tempo até que comece a vir activada de origem e a "chatear" os utilizadores sempre que visitarem uma página HTTP normal.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)