2021/07/16

Google com opção para eliminar os últimos 15 minutos de pesquisas

A Google adicionou mais uma opção de limpeza do histórico de pesquisas, agora afectando apenas os últimos 15 minutos.

Já se sentiram intimidados em fazer algumas pesquisas que saem do âmbito dos vossos interesse habituais (talvez por curiosidade em terem visto ou ouvido algo), por recearem que a Google e outros serviços vos comece a bombardear com publicidade e sugestões para essas coisas, quando na realidade foi apenas uma curiosidade esporádica? Esta nova opção poderá ajudar a gerir isso.

A Google já disponibilizava opções para apagar o histórico manualmente, ou de forma automática em prazos de 3, 18 ou 36 meses (ou nunca apagando), agora passa também a contar com uma opção para eliminar os últimos 15 minutos do histórico de pesquisas, que deverá ser suficiente para eliminar as tais potenciais associações a pesquisas feitas por curiosidade - ou que tenham sido feitas por um amigo, familiar, filho, etc. que tenha pedido o smartphone emprestado por alguns momentos. Algo que por agora fica disponível na app Google para iOS e chegará ao Android até ao final do ano.
Também a contemplar essa possibilidade de passarem o smartphone a outra pessoa, passa a ser possível dizer que não queremos dar acesso fácil ao nosso histórico de pesquisas, fazendo com que seja necessário validar a identidade antes de conseguir aceder a essa secção.

Alterações que a Google está a promover como sendo uma forma de dar maior controlo aos utilizadores sobre a sua segurança e privacidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)