2021/07/28

iOS com verificação de selfies para adicionar documentos à Wallet

O iOS 15 vai permitir adicionar documentos oficiais à sua carteira digital, e vai fazer verificação de selfies durante o processo.

Ao estilo do que acontece com os cartões bancários, também irá ser possível adicionar documentos como a carta de condução ou cartão de identificação à "wallet" dos iPhones com a chegada do iOS 15. Obviamente, colocava-se a pergunta sobre como é que a Apple iria impedir que alguém adicionasse um documento que não fosse seu à sua carteira, e parece que isso será feito com uma verificação visual via selfies.

De acordo com o que se vai tornando disponível no iOS 15 beta, o processo começa com o habitual passo de tirar uma foto ao documento, mas depois irá passar para uma fase de validação facial.

Durante este processo poderá ser pedido que o utilizador coloque a cabeça em diferentes posições, que abra a boca, ou até que feche os olhos até que o iPhone vibre. Requisitos que, a par da leitura 3D via Face ID, dificultarão imensamente o processo de "validar" um cartão sem que se fique com um registo fidedigno de quem o está a fazer. Mas, como convém, toda esta verificação será feita exclusivamente no próprio iPhone, sem envio de dados para serviços externos.

Numa primeira fase o sistema de adicionar documentos de identificação à wallet do iPhone estará disponível apenas para alguns locais dos EUA, mas espera-se que seja uma questão de tempo até que a utilização dos documentos digitais se possa alastrar e tornar tão comum quanto a utilização dos documentos físicos.


P.S. Por cá temos a app id.gov.pt para cartões digitais, mas que deixa bastante a desejar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)