2021/07/23

Novos Tesla Model S|X sem opção para volante tradicional

Elon Musk não parece ter qualquer dúvida quanto ao volante de formato rectangular dos novos Model S e X, dizendo que a Tesla não irá disponibilizar qualquer opção para um volante circular tradicional.

Os interessados nos mais recentes Model S e Model X da Tesla que estivem indecisos quanto a poderem ter que escolher entre o volante futurista rectangular ou um eventual volante tradiciona, não terão qualquer indecisão: a Tesla não vai dar qualquer opção, disponibilizando apenas o volante rectangular. Este é um formato de volante que tem gerado alguma controvérsia, mesmo em termos de segurança.

Elon Musk e a Tesla focam-se nas vantagens deste volante, que permite uma visão desobstruída do ecrã à sua frente, mas parecem esquecer-se as complicações adicionais que cria em termos de manobras - não só em coisas como manobras de baixa velocidade que se possa querer fazer rapidamente e que obriguem a rodar o volante na totalidade, como também em situações de emergência, como estrada com gelo ou óleo.
Também não quero imaginar o que será um volante destes a fazer uma rotação súbita (como aquelas a que os condutores de veículos todo terreno estão habituados a enfrentar colocando todos os dedos do lado de fora do volante, para que não se arrisquem a ver um polegar "arrastado") devido a um qualquer buraco ou obstáculo na estrada que tenha tal efeito.

Este formato de volante seria mais fácil de aceitar se a Tesla tivesse optado pelo sistema "drive-by-wire" 100% eléctrico, que se chegou a pensar que iria ser aplicado, sem ligação mecânica entre volante e rodas. Tal sistema permitiria alterar dinamicamente a relação de rotação do volante e ângulo de viragem das rodas, minimizando (ou evitando por completo) a necessidade de se rodar o volante mais de 180º (ou até menos).

6 comentários:

  1. Não se pode contar a 100% com o que o elon musk diz. Hoje é não... Amanha talvez. Daqui a 2 anos é um extra que custa 1000€
    ¯\_(ツ)_/¯

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que podes, contas que é mentira porque basicamente 80% do que diz é treta.
      Alguma vez esse volante vai ser aceite na EU

      Eliminar
  2. Também a imagem não ajuda. Onde se viu cruzar os braços ao volante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não fores um perigo na estrada certamente que cruzas os braços ao fazer manobras. Claro que na imagem parece ridiculo... porque condiz com aquele volante.

      Eliminar
    2. Porque nao podes colocar uma mao a 90 graus da outra...

      Eliminar