2021/08/18

Android Auto vai deixar de funcionar nos smartphones

A Google prepara-se para enfurecer todos os que utilizam o Android Auto nos seus smartphones, preparando-se para remover essa capacidade e direccioná-los para o Assistant Driving Mode.

O modo Android Auto foi concebido para ser usado nos ecrãs dos automóveis, mas para aqueles que não têm um carro com sistema compatível, podem usar o seu smartphone para essa função. No entanto, a Google quer que os utilizadores passem a utilizar o mais recente "Assistant Driving Mode", e já começaram a forçar alguns utilizadores a mudarem-se do Android Auto para este novo sistema. Ao tentarem abrir o Android Auto, é apresentada uma mensagem a dizer que o Android Auto agora só está disponível nos ecrãs dos automóveis, e direccionando o utilizador para o Assistant Driving Mode - sem qualquer opção de recusa.
É certo que o Assistant pode ser mais recente, mas isso não invalida que os utilizadores possam preferir utilizar o Android Auto no smartphone para simularem o ecrã de um sistema Android Auto no automóvel. Além do mais, a Google já deveria saber que remover opções e forçar os utilizadores a fazerem o que quer que seja, é a melhor forma de criar resistência adicional contra o novo produto (parece que têm memória curta do que aconteceu com o Google+) - mesmo que o novo produto até pudesse ser efectivamente mais vantajoso, sendo apenas uma questão de convidar os utilizadores a darem-lhe uma oportunidade.

Muito provavelmente haverá quem arranje forma de conseguir desbloquear o acesso ao Android Auto mesmo que a Google decida avançar com esta decisão de forma global - sendo que, por agora, parece estar apenas a ser exibida para utilizadores do Android 12 beta.

3 comentários:

  1. Atenção que isso está a acontencer a quem usa a aplicação "Android Auto p/ ecrãs de tlm" (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.projection.gearhead.phonescreen)

    ResponderEliminar
  2. O Android Auto em telemóveis tem muitos bugs pelo menos no meu OnePlus por isso há tinha desistido de o usar

    ResponderEliminar
  3. Gostava de saber o que vem em substituição do android auto pois pois espero que venha algo de bom para quem anda de carro fico muito agradecido

    ResponderEliminar