2021/08/03

Chrome vai esconder icon das ligações seguras

Em jeito de ajustamento à nova realidade na web, o Chrome está a preparar-se para deixar de apresentar o icon do cadeado para indicar uma ligação segura.

O pequeno símbolo do cadeado na barra de endereços tem sido usado como sinal nos browsers de que se está a aceder a uma página usando uma ligação segura (HTTPS), que será praticamente impossível de espiar ou manipular. No entanto, se isso fazia sentido numa altura em que a maioria dos sites usava HTTP inseguro e havia necessidade de realçar as páginas seguras, nos dias de hoje começa a fazer mais sentido optar pela táctica oposta, que é o que o Chrome já está a testar na sua versão canary e beta.
A ideia é deixar de apresentar o icon do cadeado nas ligações seguras, passando isso a estar implícito. Em vez disso, será apresentado um icon de página insegura quando se estiver a aceder a um site que não suporte HTTPS.

É uma alteração sustentada pelos dados, já que mais de 90% das páginas que se acedem com o Chrome são páginas seguras com HTTPS.
Apesar de parecer algo insignificante, importa relembrar que ao se usar HTTP, nada impede que um agente mal intencionado possa interferir com os conteúdos que estão a ser apresentados, potencialmente podendo injectar scripts maliciosos em sites que, de outra forma, seriam de confiança.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)