2021/08/05

Como aumentar o tempo para cancelar envio de email no Gmail

Quem achar que os 5 segundos para cancelar o envio de email no Gmail não são suficientes, pode aumentar o tempo até 30 segundos.

Um clique acidental ou um enter no momento errado podem fazer com que um email seja enviado inadvertidamente, e por isso mesmo o Gmail conta com um prático sistema de salvaguardar que nos permite cancelar o envio do email durante 5 segundos (nota: não se trata de cancelar o envio de um email já enviado - que quanto a isso nada se pode fazer - o que o sistema faz é adiar o envio do email, só o fazendo depois do período de tempo definido). Mas, por vezes, esses 5 segundos podem não ser suficientes, e felizmente, é possível aumentar esse tempo até um máximo de 30 segundos.

Para isso será preciso:
  1. Ir aos settings (roda dentada) no topo superior direito e carregar no botão "See all settings"
  2. Na secção "General" procurar pela configuração do "Undo Send"
  3. Escolher o período de tempo desejado: 5, 10, 20, 30 segundos
  4. Guardar as alterações clicando no "Save changes" no fundo da página

Embora algumas pessoas já possam recorrer a algumas técnicas para precaver contra este tipo de acidentes, como só colocar o endereço de email do destinatário no final, quando estiverem mesmo prontos para enviar um email (que assim dá erro se for enviado por acidente antes, enquanto o estão a escrever); a vantagem deste sistema é que funciona para todos os emails, incluindo respostas a emails, que têm o destinatário automaticamente preenchido.

Para mim os 5 segundos têm sido suficientes, e felizmente apenas tendo tido necessidade de o usar por um par de vezes por ano. Mas, é daquelas coisas que é melhor estar ali e nunca precisar de ser usado, do que um dia precisar usá-lo e não o ter.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)