2021/08/06

Como desactivar o atalho para mudança de língua do teclado no Windows

Frustrados por terem o vosso teclado a alternar entre Português e Inglês sem perceberem muito bem porquê? A culpa é de um atalho de teclado do Windows, e podem desactivá-lo.

É extremamente frustrante pensar que se está a escrever no teclado com o layout em português e descobrir que afinal ele mudou "sozinho" para inglês, e no processo está a trocar letras e símbolos - e em certos casos, pode causar grandes irritações ao se estar a tentar escrever uma password. Quase sempre a culpa é do atalho para a alternar entre os diferentes layouts, que está atribuído de origem à combinação de teclas CTRL+SHIFT e que se torna relativamente fácil de carregar por acidente ou no processo de usar outro teclado que também recorre a essa combinação de teclas.

Uma das opções passa por remover os layouts de teclado alternativos e deixar apenas um, automaticamente tornando irrelevante a troca de layout; mas se preferirem manter os vários layouts, a solução alternativa passa por desactivar este atalho ou substituí-lo por outro que não seja tão provável carregarem por acidente. O processo varia dependendo da versão do Windows.

No Windows 7 e 8

Ir a:
Control Panel » All Control Panel items » Language » Advanced settings » Change language bar hot keys » Advanced Key Settings » Between input languages » Change Key Sequence

No Windows 10

Dependendo da versão, poderão fazê-lo em:
Control Panel\Clock, Language and Region\Language\Advanced settings\Change Language Bar hot keys

Ou

Advanced keyboard settings (fazer pesquisa no Start ou Windows Settings) » Input language hot keys » Advanced Key Settings » Between input languages » Not Assigned


E com isso, acabam-se as chatices de ter o teclado a saltar para inglês quando o queremos ter em português, ou para português quando o queremos ter em inglês, ou outras línguas.

1 comentário: